Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Objetivos:
-Compreender que o Planeta Terra está inserido no Universo e que é o Planeta que vivemos.
-Perceber a relação entre a terra e o sol, e sua importância para a vida na Terra.
-Compreender que com o movimento de Rotação surgem o dia e noite.
Duração das atividades
duas semanas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
As noções do Sistema Solar, observação das diferentes posições do sol durante o dia( nascente, poente,amanhã, meio-dia e noite), questionando o que fazemos a noite, manhã, tarde?
Aqui está claro ou escuro?
Lá fora está claro ou escuro?
O que clareia o ambiente?
Estão vendo o Sol?
E se for até a janela ou lá fora?
O sol está sempre no mesmo lugar?
Estratégias e recursos da aula
- Encaminhamentos:-Usando o globo, relembrar a forma da terra e o lugar que ocupa no universo.
-Em transparência, mostrar os corpos celestes, lua, sol e outros que não vemos a olho nu. Falando um pouco da importância de cada um.-Planetário para observar os movimentos de rotação e translação.
-Observar as diferentes posições do Sol durante o dia (nascente/poente), manhã, meio-dia e tarde.
-Leitura de livros de literatura infantil: O dia e a noite.
-Montar cartaz representando o dia e a noite.-assistir vídeos do youtube,- leitura pela professora, leitura coletiva,
- representar com ilustração coletiva,
- DIA E NOITE NO PLANETA TERRA
ANO:2011O NOSSO PLANETA TERRAGIRA COMO UM PIÃO.NELE, DIAS E NOITES VEM E VÃO.QUANDO É DIA AQUI NO BRASIL,É NOITE LÁ NO JAPÃO,ESSE É O MOVIMENTO DA ROTAÇÃO.EM TORNO DO NOSSO PLANETAEM PERFEITA HARMONIADE MANHÃNASCE O SOL,NOS TRAZENDO O DIAÉ HORA DE ADORMECER,JÁ CHEGOU A NOITE ESCURA. AGORA O QUE ILUMINA O CÉUSÃO OS RAIOS DA LINDA LUA!-Exposição dos trabalhos no saguão, leitura pelos alunos,
Recursos Complementares-http://lereescrevercerto.blogspot.com/2008/12/o-dia-e-noite-e-os-movimentos-da-terra_22.html
endereço que copiei Kika-http://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74 (de onde vem a noite Kika)-http://www.youtube.com/watch?v=olEYG4GVzwE (doki descobre o dia e a noite)
-http://www.youtube.com/watch?v=vPwbkcuwP5o (doki descobre os planetas)
Avaliação
-Através da oralidade, da sua participação na aula,
-Através de ilustrações as noções básicas sobre o universo, o planeta em que vivemos sua forma e como surge o dia e a noite.
-Montagem de painel ilustrando o texto, representando o dia e a noite no movimento de rotação.